Sebrae reúne gestores de Macapá para apresentar projeto com diretrizes do FNDE

Como forma de propor melhorias nas aquisições da alimentação escolar da capital, especificamente na agricultura familiar, o Sebrae apresenta às Secretarias de Educação, Agricultura e Controladoria de Macapá, metodologia de políticas públicas e desenvolvimento territorial, intitulada Merenda em Foco

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) apresenta a secretários da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), o Projeto Merenda em Foco, que segue as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

 

Durante a reunião, a equipe técnica da Prefeitura de Macapá apresenta os principais gargalos no processo de compras da agricultura familiar junto aos Caixas Escolares da capital do Amapá e solicita apoio do Sebrae para a redução das problemáticas, e ao mesmo tempo otimizar o recurso público e tornar o processo ainda mais transparente. Os secretários analisarão as propostas apresentadas e, posteriormente, formalizarão Termo de Cooperação Técnica junto ao Sebrae.

 

“Trabalhamos nas compras da agricultura familiar para merenda escolar, especificamente com a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae. Sabemos da dificuldade que muitos municípios possuem em executar o PNAE, por isso desenvolvemos uma metodologia de trabalho para instruir as equipes técnicas e os produtores rurais, para que todos estejam inseridos no processo e ao mesmo tempo fortaleça a economia local. Vamos reunir esforços para ajudar a capital. O Sebrae está aqui para isso”, disse o diretor-técnico do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

 

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, essa metodologia que foi desenvolvida pelos colaboradores do Sebrae no Amapá, vai impactar em todo o Brasil, pois foi cedido os direitos autorais para nacionalização da Merenda em Foco, de uma metodologia genuinamente amapaense.

 

“Agora o Sebrae no Amapá está disponibilizando direitos para que qualquer outra Unidade da Federação (UF) possa fazer uso da nossa metodologia. Então hoje é um dia muito simbólico: é o reconhecimento dos esforços das nossas equipes, e também, a oportunidade que o Amapá tem de colocar um projeto muito bonito a disposição de outros estados. Estamos aqui para ajudar no desenvolvimento econômico do nosso estado”, finaliza a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Merenda em Foco

 

O Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE é uma política pública que vai além do estímulo à uma alimentação mais saudável, é também um incentivo ao fortalecimento dos pequenos negócios gerando mais desenvolvimento econômico sustentável no estado e municípios. E é com este intuito que o Sebrae Amapá possui uma ferramenta que auxilia os gestores pública na melhor aplicabilidade deste programa.

 

Parceiros

 

O evento contou com a participação do diretor superintende Waldeir Ribeiro, diretora técnica Marciane Santo, gerente da unidade de políticas públicas, em exercício Francinne Bacelar, consultora de políticas públicas Kirlian Oliveira, secretária municipal de controladoria Erlândia Pimentel, secretário municipal de educação Almiro de Abreu, assessor da secretaria municipal de agricultura Eduardo Vasconcelos, além da equipe técnica da controladoria do município.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap