CIPA

Parceria entre CIPA e Corpo de Bombeiros forma brigadistas no Sebrae

O curso habilita os colaboradores do Sebrae para atuarem em situações de crise, sinistros envolvendo fogo, acidentes com vítimas e noções de primeiros socorros

A realização do curso visa atender às exigências da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), bem como, está prevista na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho – NR 23 aprovada pela portaria nº 3.214/1978.

Os colaboradores do Sebrae, terceirizados e parceiros estão habilitados para atuarem em casos de sinistro como incêndios e acidentes com vítimas. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e o Programa Viver Bem em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá, promoveram nos dias 19 a 23 de setembro o Curso para Formação de Brigadistas. O objetivo do curso é proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de área, técnicas de primeiros socorros e adequar a empresa às legislações específicas.

 

A realização do curso visa atender às exigências da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), bem como, está prevista na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho – NR 23 aprovada pela portaria nº 3.214/1978. O Programa Sebrae de Excelência na Gestão (PSEG) também preconiza no item 4 – Sociedade que o Sebrae no Amapá realize treinamento teórico e prático em Primeiros Socorros e Combate a Incêndio aos colaboradores na instituição.

 

De acordo com o membro titular representante dos empregados da CIPA, Carlos Eduardo Silva, as empresas precisam contar com pessoal capacitado em técnicas de prevenção e combate a incêndios. “É necessário ter pessoal formado e capacitado em noções de primeiros socorros para atuarem em situações adversas que possam ocasionar a perda de vidas”, disse o representante dos empregados da CIPA, Carlos Eduardo Silva.

 

Para ele, normalmente as pessoas que são brigadistas tem um perfil de auxílio ao próximo.  Eles atuam em situações de prevenção e risco, exercendo ainda esta atividade junto com a sua atividade profissional, portanto devem ser incentivados e valorizados por todos.

 

A CIPA é composta por uma equipe de colaboradores do Sebrae, experiente, eleita para o mandato 2016-2017, entre eles, os membros Carlos Eduardo Dias, Eliel de Paula, Ester Resende, Cassia Thais Gomes, Araúna Almeida, Ademilce Batista, Sandra Gama, Rômulo Costa, e Josseli Palheta; e os designados nos escritórios regionais, Cleane Ferreira (Laranjal do Jari), Alessandra Martins (Porto Grande), Elenice Meneses (Oiapoque) e Audenise Coutinho (Santana).

 

 

Curso

 

O Curso para Formação de Brigadista, ocorreu de 19 a 23 de setembro, foi ministrado pelos 2º SGTs/BM/AP Caio e Tamiozzo, que ao final, submeteram os 11 alunos à prova de conhecimentos específicos a fim de subsidiar a certificação. Os alunos formados passarão a usar cordões de crachá amarelos como forma de destacar suas habilidades e para que os demais colaboradores do Sebrae possam identificá-los em situações de crise.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br